top of page
Marguerite Duras: entre a literatura e o cinema
Marguerite Duras: entre a literatura e o cinema

Marguerite Duras: entre a literatura e o cinema

Datas: 17, 24 e 31 de março; 07 e 14 de abril (quintas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h30

Inscrições encerradas
Consulte a nossa agenda

Local e Horário

17 de mar. de 2022, 19:30 – 14 de abr. de 2022, 21:30

Transmissão via Zoom

Sobre o Evento

Marguerite Duras é uma das principais vozes francesas da segunda metade do século XX. Recentemente, seus livros voltaram a ser traduzidos e publicados no Brasil pela editora Relicário, na Coleção Marguerite Duras, reforçando a atualidade e relevância dessa obra atemporal. Luciene Guimarães é a coordenadora responsável pela Coleção Marguerite Duras e também assina a tradução de “Escrever”, primeiro título publicado neste projeto.

>> Além das aulas ao vivo (on-line) com conteúdo teórico e debates, e da possibilidade de assistir às gravações das aulas posteriormente, A Capivara e a Relicário incluem nessa experiência um livro de Marguerite Duras à sua escolha, "Escrever" ou "Hiroshima mon amour", entregue em qualquer lugar do Brasil, sem custo adicional, para você ou para quem você quiser presentear.

>> E para deixar esta experiência ainda mais especial, todas as pessoas inscritas no curso vão ganhar um cupom de 20% DE DESCONTO para compra de quaisquer livros no site da Relicário.

Além de sua vasta criação literária, Duras também se dedicou a escrever e dirigir filmes, a partir dos anos 1960, além de peças de teatro e artigos para jornais e revistas. Considerando a intermidialidade de sua obra, neste curso faremos um passeio pela literatura e pelo cinema de Duras.

Os dois primeiros encontros, ministrados pela professora Isabela Bosi, se concentram na obra literária de Duras. Os dois encontros seguintes, conduzidos pela professora Luciene Guimarães, têm como foco a obra cinematográfica de Duras.

No último encontro, Isabela e Luciene fecham o curso juntas, com uma conversa acerca das intersecções e relações entre literatura e cinema, palavra e imagem, na obra durassiana.

Não há pré-requisitos. Qualquer pessoa interessada pode participar do curso.

Aula I

profa. Isabela Bosi

Introdução à vida e à obra de Marguerite Duras, elencando temas centrais de sua escrita, a saber: memória, guerra, amor, grito, vazio, entre outras. A partir da leitura em aula de trechos de seus livros, em especial O Amante e A Dor, vamos abordar a questão da memória e do tempo, a partir da escrita corrente, fundamental na literatura de Duras.

Aula II

profa. Isabela Bosi

Seguindo as discussões do primeiro encontro, vamos ler trechos dos livros O Vice-Cônsul, O verão de 80 e O deslumbramento de Lol. V. Stein para pensar acerca do amor, do grito e da morte. E também vamos tratar da ideia de destruição e da impossibilidade da linguagem, sobretudo a partir de dois roteiros cinematográficos escritos por Duras: Le Camion e Hiroshima mon amour.

Aula III

profa. Luciene Guimarães

A partir do terceiro encontro, as aulas têm como foco a obra cinematográfica de Duras, abordando a transição da literatura ao cinema. O cinema adaptado da obra de Duras: filmes de René Clement, Peter Brook e Jean-Jacques Annaud. Hiroshima meu amor, entre texto e filme.

Aula IV

profa. Luciene Guimarães

A produção cinematográfica de Duras e as características do seu cinema.

Le Camion, a recusa da imagem e a afirmação da palavra. O curta-metragem As Mãos Negativas: a poesia que flana nas ruas vazias de Paris.

Aula V

profas. Isabela Bosi e Luciene Guimarães

A partir das discussões provocadas ao longo do curso, neste último encontro com a presença das duas professoras, vamos trabalhar as interseções entre a literatura e o cinema de Duras, focando na relação entre palavra e imagem em sua obra.

Isabela Bosi é escritora e doutoranda em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde pesquisa a memória e o tempo nos textos de guerra de Marguerite Duras. Mestra em Memória Social, na linha de pesquisa Memória e Linguagem, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa selecionada para publicação pela Editora UFMG. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com trabalho de conclusão publicado pela Editora UFC. Estudou História da Arte, na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), e participou de cursos livres na Université Catholique de Lyon (França) e na University of Toronto (Canadá). Autora dos livros Bar do Anísio: casa de liberdades (2013), Quase (2019) e Sobre viver (2019), além de vídeos e textos publicados em revistas, jornais e antologias literárias.

Luciene Guimarães é tradutora da obra de Marguerite Duras e coordena a coleção da obra da autora na Relicário Edições. Pesquisadora, doutora em Littérature et arts de la scène et l’écran, pela Université Laval (Canadá), com tese sobre o cinema e a literatura de Marguerite Duras. Pesquisou nos arquivos de Marguerite Duras no IMEC – Institut mémoires de l’édition contemporaine (França), em 2019. Publicou  artigos sobre a escritora e cineasta na revista Cult, Le Monde Diplomatique Brasil, e atualmente é colaboradora da SP Review, escrevendo artigos mensais. É membro do CRIalt – Centre des recherches sur les arts, les lettres et les techniques, Université de Montréal (Canada).

Ingressos

  • Inscrição Integral

    (Pagto. em até 3X no cartão)

    R$ 430,00
    Esgotado
  • Inscrição Social (50%off)

    (Pagto. em até 3X no cartão) - Destinado a estudantes de graduação e pós, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por questões de raça, gênero, orientação sexual, outras. (*Vagas Limitadas)

    R$ 215,00
  • Inscrição + Doação

    (Pagto. em até 3X no cartão) - A quantia doada acima do valor integral do ingresso nos ajuda a manter o nosso programa de bolsas (apoie um aluno).

    R$ 480,00
  • Inscrição Ex-alunos Capivara

    (Pagto. em até 3X no cartão) - Destinado exclusivamente aos alunos que já fizeram um de nossos cursos pagos.

    R$ 390,00

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page